- Nome completo: Guilherme Zaiden
- Idade: 33 anos
- Cidade natal: Brasília
- Cidade onde mora: Los Angeles
YouTube
- Canal criado em 04/03/2006
- 15 vídeos
- 20 milhões de visualizações
- 59 mil inscritos
O ator brasiliense Guilherme Zaiden é considerado o primeiro youtuber brasileiro de todos os tempos. Seu vídeo de maior sucesso, Confissões de um Emo, postado em 2006, foi o primeiro grande viral da plataforma de vídeos, um grande fenômeno para a época. Seus vídeos foram os primeiros do Brasil a alcançar a marca de milhões de visualizações. Por muitos anos, seu canal foi o que mais recebeu visualizações entre todos os canais brasileiros.
Após o sucesso conquistado no YouTube, no entanto, Guilherme parou de produzir e postar novos vídeos. Seu canal permaneceu “abandonado” por quase 10 anos, sem nenhuma atualização. As visualizações continuaram aumentando, porém em ritmo lento.
Em 2015, Guilherme ensaiou um retorno ao YouTube, mas o número de visualizações conquistadas ficou bem abaixo dos vídeos mais antigos. Desde então, Guilherme postou apenas cinco novos vídeos nos últimos seis anos. O mais recente, em dezembro de 2020.
Em 2008, saiu de Brasília, sua cidade natal, e foi morar em São Paulo em busca de oportunidades. No ano seguinte, retornou a Brasília para estudar teatro. Foi então que decidiu seguir carreira artística nos Estados Unidos. Trabalhou como professor de inglês a fim de juntar o dinheiro necessário para financiar sua viagem.
Em 2011, foi morar em Los Angeles. Para se sustentar, precisou “bater de porta em porta” nos restaurantes à procura de emprego. Trabalhou como garçom, entregador de comida e motorista de Uber.
Atualmente com 33 anos, trabalha como editor de vídeos em uma empresa norte-americana.
Como tudo começou:
O ano era 2006, e o YouTube surgia como uma grande novidade. Lançado no ano anterior, o site de vídeos ainda era pouco conhecido e tinha apenas 2 milhões de usuários no Brasil. Na época, o Orkut era a febre o momento, a primeira rede social amplamente utilizada pelos brasileiros.
Uma pequena quantidade de internautas criava vídeos por pura diversão, num período em que os canais não eram monetizados, e os vídeos eram produzidos com certa precariedade, sem os aparatos tecnológicos de hoje.
Foi então que Guilherme teve a ideia de compartilhar com o mundo seu talento como ator (e roteirista). Desde pequeno, já fazia pequenos vídeos caseiros.
Utilizava uma câmera com capacidade para gravar somente 40 segundos. Após cada gravação, ele descarregava o conteúdo no computador para depois gravar mais, e assim por diante. Depois reunia e editava todos trechos com o auxílio de um software.
Devido ao sucesso conquistado, Guilherme foi convidado, em 2009, pela autora Glória Perez, para uma participação especial em Caminho das Índias, novela escrita por Glória e exibida pela TV Globo no horário das 21h.
Na cena, Guilherme orienta o indiano Indra (André Arteche) sobre os truques que ele usa para fazer sucesso na internet. A cena durou poucos segundos, mas certamente marcou a vida do jovem Guilherme, na época com 21 anos.
Hoje, mais de 15 anos depois de seu lançamento, o canal de Guilherme tem apenas 15 vídeos publicados e acumula “míseros” 59 mil inscritos.
Os Maiores Sucessos
Confissões de Um Emo
Neste clássico da internet, Guilherme interpreta um excêntrico adolescente chamado João, mais conhecido como “Bonequinho de Porcelana”. João faz um desabafo afirmando que detesta ser chamado de “emo”. Assim como o ator, o personagem também é gay. No final do vídeo, João dança ao som de uma música da banda Simple Plan. Na última cena, o personagem comete suicídio.
Em seguida, surge uma tela preta com os dizeres: “Bonequinho de Porcelana não aguentou a pressão forte desse mundo machista e no mesmo dia da gravação de seu documentário, se matou. Ele pode ter morrido, mas seu Orkut estará vivo para sempre”.
Curiosamente, o Orkut não existe mais (a rede social foi descontinuada em 2014), e o movimento emo também chegou ao fim.
Promíscua
Neste clipe musical, Guilherme faz um “dueto” com a cantora canadense Nelly Furtado. Ele faz uma edição que reúne trechos da música original, cantada em inglês por Nelly, com trechos da versão instrumental (em karaokê), cantada por Guilherme em português. Ele aparece com roupa idêntica à de um figurante que interage com Nelly durante o clipe. Quem não prestou atenção na edição do vídeo, pode achar que é o próprio Guilherme que interage com Nelly. Aliás, a intensão dele era mesmo confundir o espectador.
Associação Brasileira de Vício ao Orkut
Neste vídeo, Guilherme interpreta um internauta viciado em Orkut. O personagem dá um depoimento sobre sua luta contra o vício. Ele afirma que conseguiu superar o vício em Orkut trocando-o pelo vício em bebida alcoólica.
Filho da mãe!
Neste vídeo, Guilherme conversa com sua mãe, a qual ele mesmo interpreta. Contracenando consigo mesmo, o ator se lamenta por sua falta de beleza, considerando-se magro e alto demais.
Faça um comentário